Home / Conheça seu Corpo / FAQ

FAQ


Aqui Dermacyd® tira as principais dúvidas sobre: higiene íntima, infecção vaginal, menstruação, gravidez e menopausa.

Se neste espaço você não encontrar as respostas para suas dúvidas, entre em contato no link fale conosco do site ou nos perfis Dermacyd® nas redes sociais.

Dermacyd® 24h Equilibrium.
O único com proteção e frescor por 24h.
 
Tenho usado sabonete líquido e sabonetes em barra por anos para lavar minha região íntima, e não tive nenhum problema ainda. Eu realmente preciso usar sabonete íntimo feminino?
A maioria dos sabonetes comuns geralmente tem pH alcalino (o contrário de ácido), que é diferente do ambiente natural da região íntima. Produtos como esses podem prejudicar a camada ácida natural da região que serve como proteção contra germes ruins. O uso diário desses produtos também pode, um dia, ser irritante e agredir o ambiente sensível. Além disso, os sabonetes em barras por estarem constantemente em contato com o ar podem sofrer contaminações com o meio externo. Sendo a região íntima uma área bastante delicada e sensível, dê preferência a produtos testados exclusivamente para essa área, através da escolha de produtos com características recomendadas pela Federação Brasileira das Associações de Ginecologia (FEBRASGO).
Esta informação foi útil ? (227) (70)
Como o sabonete íntimo feminino deve ser usado? Posso usá-lo diariamente?
Coloque uma pequena quantidade em sua mão e aplique-o em sua área íntima (vaginal e anal) externa durante o banho. Depois, você deve lavar com água corrente e secar suavemente, sem esfregar. Quanto ao uso de um sabonete feminino diariamente, a resposta é: vá em frente! O uso diário ajuda na prevenção mais eficaz. Mas certifique-se de que seu sabonete íntimo feminino seja suave e tenha ingredientes naturais. O sabonete íntimo Dermacyd® foi feito para uso diário. E segundo a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia (Febrasgo), use de 1 a 3 vezes ao dia, em dias de clima quente e pelo menos 1 vez ao dia no clima frio.
Esta informação foi útil ? (152) (22)
Como escolho o melhor sabonete líquido feminino?
Fácil. Encontre um que seja prescrito por ginecologistas, que tenha ingredientes naturais (tal como lactoserum e ácido láctico) e que seja hipoalergênico. Os médicos geralmente encorajam as mulheres a seguir rigorosamente essas orientações na compra e na utilização de um sabonete feminino porque, ao fazer isso, garantem sua proteção e satisfação pessoal. Experimente o sabonete feminino Dermacyd®. Ele é feito especialmente para as necessidades íntimas das mulheres, além de ser o mais recomendado pelos ginecologistas.
Abaixo, as características de produtos referenciados como preferenciais pela FEBRASGO:
- Apropriados (testados) para a higiene íntima= dermato e ginecologicamente testados.
- Líquidos. Com os quais não há contaminação por uso compartilhado ou até mesmo pelo ar, onde podem sofrer contaminações com o meio externo.
- Hipoalergênicos (há menor chance de causar alergias).
- Com detergência suave (pouca espuma).
- Com pH ácido ( ≈ 4,2 a 5,6 ) - semelhante ao fisiológico.
- Que não contenham antissépticos (triclosan, por exemplo), porque a higiene é apenas para remover resíduos e não deve atacar a flora natural da pele.
Esta informação foi útil ? (87) (15)
Qual é a diferença entre lenços íntimos femininos e outros lenços umedecidos?
Os lenços íntimos femininos são feitos especialmente para as necessidades íntimas das mulheres, enquanto que os lenços úmidos comuns são feitos para fins de higiene em geral, como limpar as mãos, o rosto ou o bumbum do bebê. Os lenços íntimos femininos contêm ingredientes suaves que certamente protegem o ambiente natural da região íntima, mantendo-a limpa, fresca e sem odor. Os lenços íntimos femininos Dermacyd® são seguros para uso diário porque são hipoalergêncios e foram dermato e ginecologicamente testados. Eles possuem os mesmos ativos do sabonete íntimo Dermacyd®. Assim, além de ser uma melhor alternativa que o papel higiênico comum, também ajudam a manter o pH ácido adequado da região íntima. Dermacyd® Pocket também possui o exclusivo complexo ácido láctico + lactoserum e por isso é uma ótima opção quando se está muito tempo fora de casa, viajando ou menstruada.
Esta informação foi útil ? (87) (10)
O que é ácido láctico?
O ácido láctico também é chamado de ácido do “leite”. Essa solução líquida solúvel em água é muito importante no ciclo de autodefesa da região íntima, no qual ele funciona mantendo o ambiente natural da região em seu perfeito equilíbrio. Com isso, os germes bons e ruins presentes no local são mantidos em seus corretos níveis ou produção, tornando a área íntima mais segura contra vários tipos de infecção. O ácido láctico é produzido pelos lactobacilos (bactérias boas) cujo equilíbrio é por sua vez facilitado também pelo ácido láctico.
Esta informação foi útil ? (67) (6)
O que é lactoserum?
Lactoserum é um ingrediente natural refinado do leite. Ele é usado para estabilizar e manter os níveis do ácido láctico
Esta informação foi útil ? (51) (5)
O que são lactobacilos?
Lactobacilos são um tipo de bactéria boa que produz ácido láctico (que mantém a região íntima mais segura contra a invasão de germes ruins). O ácido láctico produzido pelos lactobacilos cria um ambiente ácido para proteger a vagina contra um crescimento excessivo de bactérias nocivas que levam a diferentes infecções. Quanto maior o número de lactobacilos, mais estável é o ambiente ácido natural da região íntima. Dê uma olhada na ilustração do ciclo de autodefesa natural da vagina para ter uma ideia melhor de como ela realmente funciona.
Esta informação foi útil ? (61) (6)
Dermacyd® é diferente dos outros muitos sabonetes femininos que existem?
Toda a linha Dermacyd® possui ingredientes suaves e naturais, além do exclusivo complexo de ácido láctico + lactoserum que com o uso diário ajuda a prevenir algumas infecções ginecológicas e a suavizar odores indesejáveis. Além disso, Dermacyd® possui pH ácido (semelhante ao pH fisiológico da região íntima), é Hipoalergênico, Dermato e Ginecologicamente testado. Também produz pouca espuma (suave detergência para não agredir a camada protetora natural da pele).
Por tudo isso, Dermacyd® é a marca de higiene íntima mais recomendada pelos ginecologistas.
Assim, você pode ficar segura de estar cuidando da sua área mais íntima, do jeito que você merece.
Esta informação foi útil ? (68) (6)
Posso usar o sabonete íntimo feminino Dermacyd® para curar uma infecção vaginal?
Dermacyd® sozinho não irá curar uma infecção. Dermacyd® é excelente na prevenção, quando usado diariamente.
Esta informação foi útil ? (113) (15)
 
É possível ter vários tipos de infecções genitais ao mesmo tempo?
Sim, diferentes infecções genitais podem acontecer simultaneamente. Felizmente, isso não ocorre com frequência. Os sintomas de todas essas infecções combinadas serão muito mais difíceis de suportar se estiverem em pleno vigor. Mas eles são curáveis. Se você suspeitar de uma infecção, consulte um ginecologista imediatamente para tratamento correto e alívio rápido. Não tente se automedicar.
Esta informação foi útil ? (24) (2)
Quando a minha região íntima tiver um odor desagradável, significa que há uma infecção?
Não exatamente. Se o odor vier com um corrimento vaginal amarelado ou acinzentado, pode ser uma infecção. Porém, pode também ser que você tenha expelido muito suor de seu corpo. O suor misturado com secreções ginecológicas naturais e algumas perdas de urina podem ter um cheiro desagradável no final de um longo dia. Em caso de dúvidas, procure um ginecologista para diagnosticar precisamente. Caso não seja uma infecção, você pode evitar e se livrar de cheiros desagradáveis, através de uma higiene íntima adequada (preferencialmente com um sabonete líquido íntimo feminino no início e no final do dia, e com lenços íntimos femininos enquanto está fora de casa).
Esta informação foi útil ? (22) (4)
Candidíase ou infecção por fungos é contagiosa? Eu posso pegar simplesmente ao entrar em uma piscina onde esteja uma pessoa infectada?
Candidíase ou infecção vaginal por fungo não é contagiosa como uma gripe. Toda mulher possui fungo na vagina, em pequena quantidade. Quando o ambiente vaginal é perturbado, o desequilíbrio dá lugar a um supercrescimento dos fungos existentes. Assim, as boas bactérias da vagina podem ser dominadas por muitos fungos e a defesa cair, resultando em infecção. Algumas maneiras de evitar a candidíase são: comer de maneira saudável, evitar o uso de antibióticos sem prescrição médica, usar roupas ventiladas e de algodão, dormir sem calcinha e lavar a região íntima diariamente com um sabonete líquido íntimo suave indicado para essa finalidade.
Esta informação foi útil ? (30) (2)
Tenho amigos que dizem que vinagre e alguns desinfetantes podem curar uma infecção vaginal. Isso é verdade?
Até agora, não há nenhuma prova de que o vinagre e outros desinfetantes, como álcool, podem ajudar a curar as infecções vaginais. Pelo contrário, o que se comprova é que práticas como essas podem realmente prejudicar os níveis naturais da vagina, matando muitas boas bactérias que servem como defesa natural. Portanto, não recomenda-se vinagre nem desinfetantes para lavar sua área íntima, isso pode prejudicar ainda mais. O mais aconselhável é procurar ajuda de um ginecologista, se você suspeitar de uma infecção.
Esta informação foi útil ? (20) (2)
Por que diabéticos são mais suscetíveis a fungo vaginal?
As secreções vaginais de mulheres com diabetes descompensado contêm mais glicose (açúcar) devido à maior quantidade de açúcar no sangue. Se uma diabética apresentar sintomas de candidíase (coceira é o mais comum), deve checar imediatamente como está sua glicemia (teor de açúcar no sangue) e também tratar a infecção vaginal. Para isso, deve procurar um médico o mais breve possível.
Esta informação foi útil ? (13) (1)
Quando estiver sentindo uma erupção de pele em minha vagina, devo ir imediatamente ao médico? Eu não deveria esperar que os sintomas mais graves se apresentem antes?
Não espere que erupções de pele vaginal piorem ainda mais para procurar um médico. No caso de uma simples coceira na vagina ou outros sintomas como dor ou mau cheiro, também procure atendimento médico. O tratamento imediato é muito melhor e mais prático do que o tratamento com atraso. Requer menos tempo e possivelmente menos despesas com medicamentos, além de alívio imediato.
Esta informação foi útil ? (20) (2)
 
Posso usar sabonete íntimo durante a menstruação?
Deve, nessa fase principalmente, pois os níveis hormonais flutuam, o que pode levar a um desequilíbrio do pH genital. Com o uso de um sabonete íntimo adequado, pode-se ajudar a manter o pH fisiológico, ajudando assim a evitar alguns probleminhas, como por exemplo alguma irritação local.
Esta informação foi útil ? (73) (6)
É ruim tomar medicamentos para infecções vaginais durante a menstruação?
Seu médico ginecologista é a pessoa mais indicada para orientá-la a esse respeito. Converse com ele. Se for necessário algum tipo de tratamento ele indicará.
Esta informação foi útil ? (9) (1)
Os absorventes internos são perigosos? Tenho medo que fique preso na vagina e não saia mais.
Os absorventes internos não são perigosos, e eles não ficam presos dentro da vagina. A maioria das mulheres tem um pouco de dificuldade de tirá-los, mas com uma mudança de posição e um pouco de relaxamento, os absorventes internos serão puxados para fora. Os absorventes internos não causarão outros danos para a vagina ou colo do útero. As infecções, como a temida Síndrome do Choque Tóxico (SCT), devem ser uma preocupação real, porém nos dias de hoje são bastante raras. A SCT é causada por uma bactéria produtora de toxinas chamada Staphylococcus aureus, que cresce em um ambiente como um absorvente interno usado em demasia e deixado lá por muito tempo. Uma mulher que tenha adquirido SCT apresenta um início súbito de febre, calafrios, vômitos, diarreia, dores musculares e uma erupção cutânea que progride rapidamente para pressão arterial extremamente baixa e, por fim, o choque céptico. Para evitar isso, é importante trocar o absorvente interno a cada 4 horas.
Esta informação foi útil ? (12) (5)
 
Posso usar sabonete íntimo durante a gravidez?
Deve. Pois, assim como na menstruação, na gravidez os níveis hormonais também flutuam, o que pode levar a um desequilíbrio do pH genital. O uso de um sabonete íntimo adequado pode contribuir para manter o pH fisiológico, ajudando assim a evitar alguns probleminhas, como por exemplo alguma irritação local.
Esta informação foi útil ? (44) (4)
Se eu estiver grávida e tiver uma infecção vaginal, devo me preocupar com o meu bebê também?
De forma geral, infecções vaginais [corrimentos] não prejudicam o bebê, mas sempre é essencial informar seu médico sobre qualquer sintoma atípico. As consultas de pré-natal costumam ser mensais e nesse momento é muito importante relatar ao médico qualquer tipo de alteração ou sintoma. Entretanto, se aparecer algum sintoma antes das consultas, procure seu médico o mais breve possível, para que possa tratá-la rapidamente se for o caso.
Esta informação foi útil ? (17) (1)
E se eu estiver grávida e tiver uma infecção vaginal, é seguro tomar medicamentos orais e tópicos neste momento?
Só será inseguro tomar qualquer tipo de medicação para a infecção vaginal durante a gravidez se ela “não” for recomendada pelo seu ginecologista-obstetra. Uma vez que você suspeite ou acredite que tem uma infecção vaginal, durante a gravidez, consulte imediatamente o seu médico para que ele possa indicar o tratamento correto, bem como dar indicações sobre tipos e dosagens de medicamentos. Ele sabe o que é melhor para você, porque entende a sua condição, bem como do seu bebê, mais do que ninguém.
Esta informação foi útil ? (9) (0)
 
Será que toda mulher que entra ou passa pela menopausa experimenta a secura vaginal? Ou é apenas um mito?
A secura vaginal entre as mulheres na menopausa não é um mito. Quando você entra e passa pela menopausa, você vai vivenciar uma mudança que provoca o desequilíbrio hormonal. Caso você tenha algum tipo de secura, converse com seu médico para saber como superar esse sintoma.
Esta informação foi útil ? (12) (1)
Eu tenho tido excessivos corrimentos vaginais desde que eu entrei na menopausa. Isso é normal?
Corrimento vaginal é “comum” entre as mulheres com menopausa, porque durante esse período o desequilíbrio hormonal ocorre, tornando a vagina mais propensa a alguns problemas ginecológicos, que têm geralmente como causa principal o corrimento. Visite o seu ginecologista e pergunte o que você deve fazer para lidar com esses problemas ginecológicos.
Esta informação foi útil ? (9) (1)
Devo usar sabonete íntimo durante a menopausa?
Com certeza. Nessa fase em que a secura vaginal pode ocorrer, a pele da região fica muito sensível. O uso de um sabonete íntimo adequado ajudará na manutenção do pH fisiológico da região, mantendo-a saudável.
Esta informação foi útil ? (16) (2)